15 de out. de 2010

Depressão - Uma doença ou um estado de espírito?

Olá, graça e paz!

Hoje quero falar desse assunto: DEPRESSÃO.
Você  provavelmente já teve ou conhece alguém que passou por esse problema. Vou descrever alguns sintomas (baseado na minha experiência):
- Desânimo constante
- Instabilidade emocional
- Irritabilidade
- Medo
- Reclusão ( a pessoa passa a se distanciar dos amigos e da família)
- Choro
- Insónia (porém em alguns casos a pessoa passa dormir o dia todo)
Enfim, só quem sente pra saber o tamanho do abismo que a depressão abre dentro da pessoa. Mesmo que você chore por horas e horas ainda assim não passa aquela angústia. Você tenta conversar com as pessoas, mas parece que ninguém te entende.
Em casos mais extremos pensamentos suícídas são normais, pois o depressivo não encontra mais razões para viver, a felicidade se torna algo inalcansável.
Por anos eu sofri com essa maldição. Hoje analiso a depressão como uma mistura de um problema de saúde e um estado de espírito. E é claro, que as circunstâncias e o meio onde você vive fazem toda a diferença.
A bíblia diz que os últimos dias seriam dias difíceis, os homens teriam um coração duro, então tudo o que vemos, assistimos, vivenciamos em nossas famílias ou no trabalho, no casamento, contribui para que a depressão se instale no nosso coração.
Aí, quando o espírito está contaminado, o corpo padece e passamos a ter sintomas físicos que são tratados com remédios e acompanhamento médico. Porém o remédio para a nossa alma, vem do alto e é sobrenatural.
Nunca diga para uma pessoa depressiva algo do tipo "onde está a sua fé" ou "cadê a sua coragem", porque isso vai gerar nela uma auto cobrança e pode piorar ainda mais o seu estado. Tenha sempre palavras que expressem amor, e sempre demonstre que você entende o momento pelo qual ele ou ela está passando.
A depressão tem cura sim! A cura está em Jesus Cristo, e no seu infinito amor. Quando procuramos n'Ele o nosso remédio, percebemos que Ele trata feridas que a medicina não consegue tratar. Ele começa tratando a ferida da mágoa, do perdão e assim por diante, e você sabe que os médicos não conseguem chegar tão longe usando os seus métodos.
Se você tem se sentido depressivo, procure sim um médico,tome sim os remédios que ele te indicar, mas não se esqueça de procurar o MÉDICO DOS MÉDICOS.
Pois quando Jesus começar a agir no teu interior, eu garanto: é a melhor sensação que existe. Sensação de liberdade, você vai ficando mais leve, teu coração se inunda de uma alegria sobrenatural, sabe por que?
Porque chega um momento em que Deus nos faz sentir o amor que Ele tem por nós, e isso minha gente, é A MELHOR COISA DO MUNDO!
Se sentir amado, se sentir importante, se sentir VIVO!
Viva essa experiência! Entrega teus caminhos ao Senhor, confia n'Ele e o resto Ele tudo fará!
:)

3 comentários:

  1. Marciele, muito obrigada por está seguindo o vivendo pela palavra! Eu ja estou por aqui. Olha vou lhe dá uma dica, passe a seguir o seu blog, pois assim quando vc seguir outros blog vai ficar o link e fica mais fácil fazer visitas ao seu blog. Parabéns pelo blog. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. PAZ
    Eu tive um caso de de depressão na minha familia.
    Teve todos os sintomas descritor na mensagem.E só foi superado depois que ela aceitou Jesus.
    Glorifico a Deus por isso.

    ResponderExcluir
  3. oi estou passando por esse problema e ninguem me entende!!!e peço muito a Deus q me de forças para seguir a diante***e tenho serteza q ele ah de me ajuda.POr favor ore pormim.

    ResponderExcluir